Você já viu um logotipo que te chama a atenção pelas cores, modelos e imponência? Aquele desenho que representa uma marca é parte importantíssima de um negócio, visto que é um signo de identificação.
Às vezes contratamos um designer e não fazemos ideia de como um logo é concebido, e saber desses passos pode inclusive ajudar você a ser mais claro e alinhar melhor as suas ideias com as do profissional, tendo um resultado muito mais satisfatório.
É importante lembrar que não existe uma “receita de bolo” para se criar um logotipo, Cada designer tem o seu método. Passaremos aqui então um panorama geral a respeito de como criar um logotipo.
Seja simples
Em primeiro lugar, devemos compreender que o logo deve ser simples.
O logotipo é uma representação gráfica da sua empresa e isso deve ser sintetizado de forma que ele seja facilmente identificado, sem informações desnecessárias.
Logotipos muito enfeitados, cheios de elementos e efeitos transmitem uma sensação de desorganização.
Logotipo é quando unimos o ícone que dá a cara da sua marca ao título/nome da mesma.
Isso significa que o seu logotipo é metade “desenho” e a outra metade texto.
E algumas vezes, além do nome da sua marca, algum texto de apoio ou slogan é adicionado. Sendo assim, essa simplicidade também deve ser mantida na escola da fonte que vai escrever esse texto.
Perceba que “fonte” foi citado no singular. Usar mais de uma fonte em um logo não é recomendável.
Uma tipografia uniforme no seu logotipo gera conformidade visual, as coisas combinam melhor e você grava na memória visual do seu cliente o nome da sua marca escrita naquela fonte específica.
E isso faz toda a diferença.
Pense por exemplo na Coca-cola, Adidas, Disney… Todas os logos dessas marcas tem em comum uma tipografia que nos faz identificar de pronto o produto.
Até quando a fonte é usada para escrever outra coisa.
Muitas fontes misturadas confundem. Mantenha-se sempre simples!
Pesquisa
Parte importantíssima da criação de um bom logotipo, a pesquisa é primeiro passo.
Já ouviu dizer que “nada se cria, tudo se copia”?
Não é exatamente assim que as coisas são, mas ter boas referências é essencial para criar um logotipo interessante.
Primeiro, pense nos logos que você mais gosta. Aqueles logos que você bate o olho e sabe exatamente do que se trata.
Exemplos como Nike, Coca-Cola e Apple são sempre citados uma vez que é indiscutível que essas marcas são líderes de mercado em seus segmentos e facilmente reconhecidas pelos seus logotipos, certo?
Pesquise os seus concorrentes
Existem empresas/marcas que oferecem o mesmo (ou quase o mesmo) que você? Quais são os benchmarks?
Tenha o logotipo dessas empresas como referência.
Não os copie, mas analise os elementos usados, as cores, e tente criar algo que faça com que o seu logotipo se diferencie, chame mais atenção e seja mais bem resolvido que os concorrentes.